Entregas para todo o Brasil
Troca de produto grátis
Até 4 vezes no cartão sem juros
Entregas para todo o Brasil
Troca de produto grátis
Até 4 vezes no cartão sem juros

Tudo o que você precisa saber sobre o plantio em vasos

Tudo o que você precisa saber sobre o plantio em vasos
Voltar ao blog Próximo post

O preparo adequado do vaso para o plantio é muito importante quando pensamos no desenvolvimento da espécie que será plantada ou replantada.

O primeiro aspecto a se notar é a altura do vaso. Ele precisa ter a profundidade adequada para permitir que as raízes da planta se desenvolvam - o que varia de espécie para espécie. Uma boa dica é reparar na aparência da sua planta. Quando ela já não tiver mais espaço para as raízes, você vai perceber que ela parecerá estar “sufocada” e o vaso deformado, as raízes enoveladas e quase sem substrato. É hora de trocar de vaso!

Não se esqueça de também verificar se o vaso tem furos no fundo. Então, coloque uma camada de argila expandida e sobre ela manta bigin - um tipo de manta geotêxtil que faz com que a terra não escorra junto com a rega -, essa é a camada de drenagem que permite  que o excesso de água possa ser drenado com facilidade.

Só então vamos acrescentar o substrato ou terra adubada, que são próprias para o cultivo de plantas. Se você preferir, pode utilizar terra e adicionar nutrientes através de compostos orgânicos ou adubos minerais. Fornecer nutrientes para as plantas em vasos é muito importante já que elas estão restritas àquele espaço, diferente de quando estão na natureza, quando podem procurar nutrientes no solo.

Geralmente, a planta vem em um vaso de plástico, então uma ideia é retirá-la com cuidado desse recipiente, de forma a não comprometer seu torrão. Solte o substrato nas laterais do vaso e, então, puxe a planta pela base mais próxima ao substrato. Coloque-a no novo vaso, já preparado com a camada de drenagem, e complete com terra. Aperte levemente a terra com os dedos para que a planta fique firme e centralizada na sua nova morada. 

Você pode finalizar dando um acabamento ao envasamento, utilizando casca de pinus ou pedras (seixos). Essa camada, além de trazer um ganho estético, ajuda a reter a umidade, o que também é muito bom!

Por fim, regue em abundância para que sua companheira fique hidratada e acomodada em seu novo vaso. Neste sentido, lembre-se que os primeiros dias após o plantio são importantes para adaptação da planta. 

Algumas espécies podem sentir este processo de plantio em vaso mais do que outras, apresentando perda ou amarelecimento de folhas. Isso é normal! O importante é acompanhar essa adaptação e não deixar faltar água a elas. Nas condições ideais, logo elas irão se recuperar e gerar folhas novas,verdinhas e saudáveis!

 

Confira nossa plantas!

 

Animação carrinho