Como saber se estou regando demais minhas plantas?

Sinais de irrigação excessiva de suas plantas.
É fácil querer dar muito amor e atenção à sua planta querida. Mas você sabia que regar em excesso é a maneira mais comum de matar uma planta de casa? Se detectar algum dos sintomas abaixo, pare de regar e pense o seguinte: Menos é mais.
Como posso saber se estou regando demais minhas plantas de casa?
A rega excessiva é um erro relativamente fácil de se diagnosticar, já que muitos sintomas da rega excessiva são exclusivos desse tipo de erro. Ao diagnosticar sinais de que sua planta está sofrendo, é importante olhar para a planta como um todo, e não apenas para a parte da planta que é afetada negativamente.
Embora pensemos em regar em excesso como apenas adicionar água demais ao substrato - o que realmente está acontecendo é que o substrato ao redor não está secando rápido o suficiente. Isso pode muito bem estar acontecendo por causa de muita água, o que é o mais comum, mas a água pode não estar secando rápido o suficiente por conta da pouca luz solar natural. Se você regar uma planta com a quantidade adequada de água, mas ela não receber a quantidade de luz solar adequada, o substrato permanecerá úmido e a planta será efetivamente regada em excesso. Saiba quando regar as suas plantas aqui
A primeira coisa que você deve fazer, ao diagnosticar que uma planta está com excesso de água, é sentir o substrato. Examine entre 4 a 5 centímetros de profundidade. Se parecer úmido ou molhado, é provável que esteja com excesso de água. Outro sinal de excesso de água é o aparecimento de moscas dos fungos. Estes insetos se alimentam dos fungos que aparecem em ambientes úmidos e se proliferam quando o substrato fica muito úmido por muito tempo. Mas a boa notícia é que você pode se livrar deles.
Além de sinais como o substrato úmido e as moscas dos fungos, as folhas inferiores de uma planta regada demais começarão a amarelar e, depois, você poderá ver até mesmo um escurecimento na base da planta. A base da planta muito macia ou podre pode significar o fim para sua planta, dependendo da situação, então preste atenção nestes sintomas e aja rápido caso os encontre.
A melhor maneira de evitar que uma planta seja regada em excesso é dar água à planta apenas quando o substrato estiver seco, além de fornecer luz e calor suficientes para ajudar o substrato secar propriamente. Neste sentido, definitivamente é mais fácil regar uma planta em um recipiente drenante, então considere reenvasar em um vaso com furos e camada de argila expandida para drenagem.
Confira nossa plantas!