Guia iniciante da jardinagem de floreiras de janelas
Na jardinagem de janela, as plantas são cultivadas dentro da sala, em frente, perto ou até mesmo no parapeito das janelas. Esta é uma das maneiras mais satisfatórias de fazer jardinagem para moradores da planícies de cidades onde não há muito espaço. Hoje em dia, o peitoril da janela (às vezes referido como floreira) faz parte da arquitetura e se tornou uma opção para manter plantas.
Elas podem ser colocadas no peitoril da janela e em prateleiras, em suportes específicos, mesas, carrinhos de plantas ou em vasos. Mas lembre-se: jardinar janelas não é apenas ter plantas no peitoril da janela, mas colocá-las penduradas em hastes de cortina ou no chão ao redor desta área.
É possível escolher ainda entre vários tipos de floreiras, de fibra de vidro / cerâmica / ferro, de cimento, de plástico / madeira, entre tantas outras, para serem usados para jardinagem. As plantas devem ser cultivadas em solos com composto rico e em vasos de boa. Por fim, procure por aqueles vasos que tem drenagem adequada.
A jardinagem em janelas é uma tendência atemporal e, com o aumento do número de prédios altos bloqueando a claraboia das casas urbanas, ela tem voltado à moda.
Dependendo do lado para o qual sua janela está voltada, há uma infinidade de plantas que podem encontrar um lugar ali. As plantas são uma ótima maneira de decorar os peitoris destas áreas, independente de seu tamanho, com vasos com design elegante e plantas de vários formatos. Bordas de janela finas, que de outra forma não têm uso - do ponto de vista da decoração -, podem ser convertidas em um espaço verde com vasos de tamanhos apropriados. Se o peitoril da janela for mais amplo, grupos de plantas podem ser criados para obter a aparência desejada.
Por fim, vale ressaltar que a jardinagem em janelas não se refere apenas à colocação de plantas no interior das janelas (dentro das casas), mas também em floreiras, no ambiente externo da residência. Embora ainda possa haver restrições de tamanho de plantas no espaço interno, as plantas em floreiras de janela não têm tais restrições. Por isso, as opções de plantas para este tipo de cultivo são mais amplas. Com base na direção das janelas, as floreiras podem conter qualquer coisa, desde plantas com folhagens, canteiros de flores ou hortas. A dica é prestar atenção na quantidade de luz que bate no local para escolher a melhor espécie para a sua floreira.
O cuidado com as plantas quando elas estão adornando sua janela não é tão diferente do que quando elas estão em qualquer outro cômodo da casa. Preste atenção redobrada apenas na luz que chega nas janelas - já que isso afeta a frequência de rega. Mais luz se traduz diretamente em melhor taxa de fotossíntese, o que significa maior necessidade de água. Se as janelas puderem ser abertas, a corrente de ar seca batendo diretamente nas folhas torna necessário vaporizá-las com mais frequência.
Por fim, saiba que você não deve cultivar juntas na sua floreira de janela plantas que variam amplamente em suas necessidades de água. O cacto não pode ser cultivado junto com flores como a petúnia, por exemplo, pois ela precisará de rega mais frequente do que a primeira. Uma opção é cultivar plantas em vasos individuais e, posteriormente, colocá-las em uma floreira.
Confira nossa plantas!