Saiba tudo sobre as cochonilhas e como mantê-las longe de suas plantas
As cochonilhas nada mais são que pragas sugadoras de seiva que se fixam em galhos, folhas e frutos de plantas hospedeiras. Além disso, esse parasita excreta uma cera adocicada que facilita a aparição de outros fungos em seu jardim. Comuns em árvores de quinta, arbustos ornamentais, plantas de estufa e ambientes internos, exterminá-la pode ser um problema para os tutores de plantas.
Atualmente, existem mais de 1.000 espécies de cochonilhas. Esses insetos têm formas estranhas e são pragas imóveis que, muitas vezes, têm uma protuberância em forma de concha em vez de insetos. Em muitos casos, infestações pesadas passam despercebidas até o momento em que as plantas comecem a apresentar danos. Grandes populações deste parasita podem resultar em baixo crescimento, redução do vigor e folhas cloróticas (amareladas). Se não for verificado, um hospedeiro infestado pode até mesmo morrer.
A boa notícia é que, sabendo do seu perigo, nós fizemos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre essa praga - e como combatê-la!
Identificação
As cochonilhas podem ser divididas em dois grupos: os blindados e os macios. Os do primeiro tipo escondem-se numa cobertura protetora rígida (carapaça) sobre eles mesmos, que não está presa ao corpo e se alimentam sob essa armadura esférica, sem se mover pela planta.
Os macios, por sua vez, secretam a cera que mencionamos acima, que pode atrair diversos fungos. Na maioria dos casos, eles são capazes de mover distâncias curtas (mas raramente o fazem). A escama varia em forma de plana a quase esférica.
Vida útil
As fêmeas adultas põem ovos sob sua cobertura protetora. Por sua vez, estes ovos eclodem após um período de uma a três semanas.
As ninfas recém-nascidas migram para fora de sua cobertura, e se movem pela planta até que encontrem um local adequado para alimentação. As espécies jovens inserem seus aparelhos bucais perfurantes na planta e começam a se alimentar, desenvolvendo gradualmente sua própria carapaça, à medida que se tornam adultos, passam a ficar imóveis. Podem ter várias gerações sobrepostas por ano, especialmente em estufas.
Os machos de muitas espécies de cochonilhas desenvolvem asas quando adultos e se aparecem com minúsculos insetos semelhantes a mosquitos. Eles raramente são vistos e não se alimentam de plantas. As fêmeas frequentemente se reproduzem sem precisar acasalar.
Controle
Agora que você já sabe tudo sobre esta praga, chegou a hora de descobrir como deixá-las longe de seu espaço verde. Siga as dicas abaixo para que suas plantas fiquem livres das cochonilhas!
- Podar e se livrar dos galhos e folhas infestados.
- Quando em menor quantidade, as cochonilhas podem ser esfregadas ou retiradas das plantas com a sua própria mão.
- Enxugar cada cochonilha individualmente com um cotonete embebido em álcool ou óleo de Neem também funcionará quando as infestações forem leves.
- Produtos orgânicos, como sabão neutro, também podem ser usados para matar os insetos. No entanto, esses produtos têm muito pouca persistência no meio ambiente, portanto, várias aplicações durante a eclosão dos ovos podem ser necessárias para um controle eficaz da praga.
- Óleo de Neem e outros inseticidas à base de óleo, que sejam seguros, funcionam para sufocar os insetos e controlar todos os estágios deles, incluindo a fase adulta, quando as cochonilhas ficam protegidas da maioria dos outros inseticidas por sua carapaça.
Confira nossa plantas!