Entregas para todo o Brasil
Troca de produto grátis
Até 4 vezes no cartão sem juros
Entregas para todo o Brasil
Troca de produto grátis
Até 4 vezes no cartão sem juros

Como cuidar da planta Pata de Elefante (Beaucarnea)?

Como cuidar da planta Pata de Elefante (Beaucarnea)?
Voltar ao blog Próximo post
A planta Pata de Elefante, também conhecida como Nolina ou Beaucarnea Recurvata (nome científico), é uma planta suculenta de crescimento lento, nativa do México.

É popular como planta ornamental devido à sua aparência única, que apresenta um tronco inchado e um aglomerado de folhas longas e encaracoladas no topo. Para manter a planta Pata de Elefante saudável e próspera, siga as instruções e conselhos, neste artigo sobre como cuidar da planta Pata de Elefante.


A planta Pata de Elefante gosta de sol ou sombra?

A planta pata de elefante gosta de sol pleno, pois é nativa do deserto. No entanto, também pode sobreviver na sombra, embora cresça ainda mais devagar.

Durante o verão, quando as temperaturas podem ficar muito altas, é importante fornecer sombra, seja por meio de persianas ou colocando a planta em um local mais sombreado, para evitar queimaduras nas folhas.

No inverno, a temperatura deve ser mantida entre 10 e 15 graus, para evitar danos causados pelo frio. As correntes de ar também devem ser evitadas, pois a planta é sensível a elas.

Rega

A planta Pata de Elefante não precisa de muita água devido ao seu tronco suculento, por isso deve ser regada apenas moderadamente durante a fase de crescimento.

Para verificar se a planta precisa de água, faça o teste do dedo para verificar o nível de umidade do substrato. Regue até que as primeiras gotas saiam pelo orifício de drenagem. O excesso de água deve ser evitado, pois pode levar a folhas marrons e podridão das raízes.

Certifique-se de que o excesso de água seja drenado ou despejado da plantadeira após a rega. A planta não deve ser regada durante o período de descanso no inverno, a menos que esteja em um local quente.


Fertilizante

A planta Pata de Elefante requer nutrientes mínimos, por isso só precisa ser fertilizada uma vez na primavera e uma vez no verão com fertilizante líquido para cactos. Nenhum fertilizante é necessário durante o inverno.


Como plantar pata de elefante no vaso

Reenvasamento: Como plantar Pata de Elefante no vaso maior?

A planta Pata de Elefante cresce lentamente e armazena água e nutrientes em seu tronco. Portanto, ele só precisa ser replantado quando a base espessa do tronco quase preenche a superfície do vaso, ou se a raiz se projeta para fora do recipiente.

O início da primavera, é a melhor época para replantar. Como a planta tem um sistema radicular fibroso, é aconselhável escolher um recipiente de planta plano, que deixe o pé engrossado à mostra.


Como podar a planta Pata de Elefante?

A Planta Pata de Elefante pode ser aparada a qualquer momento, e o tronco pode ser cortado em qualquer altura para estimular a formação de brotos laterais. É importante tratar a superfície cortada com cicatrizante para evitar que resseque.


Propagação

Os brotos laterais são adequados para propagação e podem ser retirados como estacas no verão e colocados em uma mistura de areia/turfa. A formação da raiz é mais confiável com uma temperatura constante do solo em um canteiro fechado para proteger o corte da perda de umidade.

A propagação por sementes também é possível, mas é difícil, pois a planta raramente floresce e produz frutos.
Fazer muda ou Propagação da planta Pata de Elefante


Sintomas e soluções: Porque a Pata de Elefante fica com as folhas amarelas?


Folhas macias e amarelas

Possível causa: Mau cuidado ou danos na raiz, devido ao encharcamento.
Solução: Evite regar em excesso e verifique a umidade do solo antes de regar. Forneça solo bem drenado e um vaso com um orifício de drenagem. Em caso de danos na raiz, remova as partes afetadas e replante a planta em solo fresco.


Folhas amareladas

Possível causa: Temperaturas flutuantes no inverno.
Solução: Evite colocar o vaso sobre uma base de pedra fria no inverno. Coloque uma tábua de madeira ou folha de isopor embaixo do vaso para isolar a raiz do solo frio.


Ácaros

Sintomas: Membranas nas axilas e margens das folhas.
Solução: Verifique regularmente a infestação da planta, principalmente no inverno, quando o ar está seco. Se infestado, use um sabão neutro ou spray de óleo para controlar os ácaros.


Insetos escamosos

Sintomas: Insetos bem camuflados nas folhas.
Solução: Verifique regularmente se há infestação na planta. Isole as folhas infestadas e trate a folhagem restante com uma solução leve e macia com sabão, para evitar mais infestações.

Insetos Cochonilha

Sintomas: Teias semelhantes a bolas de algodão na planta.
Solução: Isole as folhas infestadas e trate a folhagem restante com uma solução leve e macia com sabão, para evitar novas infestações.


Folha queimada

Possível causa: Exposição ao forte calor do meio-dia sem sombreamento adequado.
Solução: Use persianas ou crie sombra com folhas na frente da janela. Mova a planta para um local mais adequado, se necessário.


Crescimento lento

Possível causa: Falta de nutrientes ou cuidados inadequados.
Solução: Fertilize a planta uma vez na primavera e outra no verão com fertilizante líquido para cactos. Use um fertilizante natural para liberação lenta e consistente de nutrientes. Evite o excesso de água e forneça um solo bem drenado.

 

A planta Pata de Elefante é venenosa?

A planta Pata de Elefante é segura para seu cão ou gato! Não podemos garantir que seus animais de estimação não vão querer brincar com as folhas penduradas.

Agora você sabe como cuidar da planta Pata de Elefante.


Artigos relacionados

Significado espiritual da planta Pata de Elefante
O preço da planta Pata de Elefante


Animação carrinho