Como trazer o design verde para dentro de sua casa

Como trazer o design verde para dentro de sua casa
Voltar ao blog Próximo post

O design de interiores, ou a decoração da casa, tratam de alterar os ambientes internos das estruturas de concreto em que vivemos e chamamos de lar. Se você sentar e pensar, é surpreendente o quanto do lado de fora queremos trazer para dentro, seja através de grandes janelas, acabamentos em madeira e pedra, pôsteres de lugares distantes ou detalhes florais - que são pequenos lembretes da beleza que nós ansiamos para onde vivemos. De todos os nossos esforços para incluir a natureza em nosso ambiente de vida, o mais gratificante é, sem dúvidas, trazer plantas para dentro de nossas casas.

O ser humano, por si só, tem uma afinidade com a natureza - a isso chamamos de biofilia: uma afinidade inata das pessoas com o mundo natural. Por isso, nenhum espaço bem desenhado, pessoal ou comercial, pode ficar desprovido de plantas vivas e atingir aquele equilíbrio que procuramos e encontramos nos espaços mais acolhedores. Nunca se deve subestimar o impacto que uma planta tem em um espaço, há uma transformação instantânea! Torna-se imediatamente mais aconchegante, luminoso e animado.

As plantas podem ser incluídas em nossas casas de muitas maneiras e, com certeza, uma será adequada para cada ambiente de seu lar. Não há espaço ou cantos que uma planta não possa estar. Tudo o que eles precisam em troca é um pouco de luz, água e amor.

Comecemos pelas portas! Este é um dos espaços mais negligenciados na configuração urbana. Isso porque a nossa maioria aluga ou compra apartamentos e não tem voz no design ou na aparência da porta principal. Mas lembre-se: você sempre pode fazer sua entrada se destacar adicionando plantas envasadas ao lado de sua porta. Adicione plantas que crescem eretas e tenham variações, assim você economiza espaço e também cria interesse em sua casa. Se a sua porta recebe sol ou luz indireta, você ainda pode optar por plantas tropicais deslumbrantes, como samambaias ou calateias. Para espaços mais escuros, dracaenas, zamioculcas ou bromélias são as melhores pedidas. Outra ótima ideia para adicionar algum apelo visual à sua entrada é adicionar vasos pendurados ao lado da porta.

Além da porta, as plantas podem fazer muito por uma casa. Isso porque elas são capazes de quebrar a monotonia, adicionar vida aos ambientes, criar espaços que servem como um oásis pessoal, dar brilho à sua decoração e melhorar a qualidade geral do ar e do som de uma casa. Uma boa ideia é adicionar plantas altas e arqueadas ao lado de onde você se senta para dar um efeito de dossel a estes espaços.

As plantas também podem funcionar como divisórias e delimitar grandes espaços, ou ainda criar ambientes íntimos com grupos de plantas ao redor de uma cadeira de leitura - livros, plantas e café, o que mais se pode precisar?

Embora as plantas de chão tenham seus admiradores, são as plantas posicionadas nas prateleiras e tampos de mesas que dão o toque final à sua casa. Adicione sansevierias ou singônio impressionantes às mesas laterais ou de trabalho, plantas rasteiras às prateleiras ou suculentas aos peitoris das janelas e dê vida a elas.

E não se esqueça das cozinhas! Elas são ótimos lugares para cultivar ervas, seja em bancadas ou em vasos próximos à janela. Faça seus próprios arranjos com suculentas ou terrários, ou transforme aquelas canecas e tigelas amadas e lascadas em pequenos vasos. Não há espaço em uma casa que não possa ter uma planta - seu mantra deve ser: “vi um canto vazio, vou adicionar uma planta”.

Elas não apenas melhoram a estética da sua decoração e transformam quatro paredes em espaços acolhedores, como também melhoram a qualidade do lugar. Isso porque elas são inimigas do estresse - sua mera presença já melhora a saúde mental, uma obrigação para a vida que levamos hoje. Elas também reduzem a poluição sonora e melhoram a qualidade do ar, absorvendo a maioria dos poluentes e produzindo ar limpo. Na minha experiência pessoal, elas também regulam a temperatura ambiente e tornam o espaço mais relaxante.

Precisamos delas! O mundo, certamente, precisa de mais plantas e cada uma delas conta. Vamos abrir espaço para a natureza em nossas casas e tornar este mundo mais verde, uma casa por vez.

 

Confira nossa plantas!

 

Animação carrinho