Receitas caseiras para controle de pragas
Dizem que se o seu jardim não tiver pragas, ainda não faz parte de um ecossistema. Seja formigas, insetos, caramujos, abelhas, borboletas ou qualquer outro inseto, sua presença significa que seu jardim não é apenas para exibição. No caso da jardinagem de apartamentos, todos ou alguns desses rastejantes não são bem-vindos e pulverizar pesticidas, não é uma boa ideia. É aqui que sua cozinha vem em seu socorro.
Usar remédios caseiros significa estar disponível 24 horas por dia e ser fácil de preparar, além de ser muito bom para o meio ambiente e uma prática econômica. A ideia principal por trás do uso de remédios de cozinha é usar os recursos disponíveis para manter as pragas e doenças sob controle, sem prejudicar os insetos benéficos.
A seguir estão alguns ótimos remédios caseiros para controle de pragas
Spray de óleo
Insetos sugadores de seiva irritantes, como pulgões, tripes, ácaros e moscas brancas, primeiro danificam sua planta e, eventualmente, a matam. Para combater essas pragas desagradáveis, faça seu próprio spray de óleo caseiro usando 1 colher de sopa de sabão em pó e 1 xícara de óleo de cozinha não usado. Agite bem e guarde em local fresco e escuro em uma garrafa escura. Na hora de usar, diluir com água na proporção de 8 colheres de chá ou 35-40 ml em um litro de água. Borrife suas plantas com esta solução para revestir os insetos em uma solução de óleo que os impede de respirar livremente e controlar sua propagação.
Inseticida em spray de sabão
Muito semelhante ao spray de óleo é um spray de sabão, que é altamente eficaz no controle de ácaros, pulgões, moscas brancas, besouros e outras pragas. Para fazer o spray de sabão, misture 1 1/2 colher de chá de um sabonete líquido suave com um litro de água e borrife generosamente nas plantas infectadas. Use conforme necessário, mas pulverize antes ou depois do pico do inverno, pulverizar em pleno sol não é benéfico.
Óleo de eucalipto
Um grande pesticida que afasta os insetos pragas com seu cheiro forte e propriedades antimicrobianas. Basta pulverizar um pouco de óleo diluído nas plantas infestadas. A diluição depende da potência do óleo, geralmente alguns ml em um litro de água funcionam bem.
Spray de cebola e alho
Pegue cerca de um a dois dentes de alho e uma cebola média e pique ou triture-os juntos. Adicione um pouco de água e deixe saturar por uma hora e, em seguida, adicione uma colher de chá de pimenta vermelha e uma colher de sopa de sabonete líquido à mistura. Coe e borrife em suas plantas para manter as pragas afastadas. Essa mistura pode ser guardada na geladeira por até uma semana, mas é melhor usá-la fresca.
Spray de óleo de alho
Um dos repelentes de insetos mais seguros e fáceis de usar. Pique 5-6 dentes de alho e deixe em infusão durante a noite em 3 colheres de chá de óleo durante a noite. Coe o óleo para retirar os pedaços de alho e dilua em 500 ml de água e acrescente uma colher de chá de detergente de louça e agite bem. Guarde em uma garrafa, dilua ainda mais antes de usar, adicionando 30-40 ml desta mistura em meio litro de água e borrife em suas plantas. Este spray funciona para moscas-brancas, pulgões e a maioria dos besouros. Evite a aplicação em dias ensolarados para evitar queimaduras na folhagem.
Spray de bicarbonato de sódio para oídio
O bicarbonato de sódio nas plantas não causa nenhum dano aparente e ajuda a prevenir o crescimento de fungos. Um método experimentado e testado para prevenir o oídio em frutas e vegetais. Precisa ser aplicado semanalmente. Para usar, combine uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma colher de sopa de óleo vegetal, uma colher de sopa de sabão em 1 litro de água e borrife na folhagem de plantas suscetíveis. O bicarbonato de sódio evita que os esporos dos fungos floresçam, enquanto o óleo e o sabão ajudam a mistura a aderir à planta.
Cascas de ovo
Não só é ótimo para a pilha de composto, mas as cascas dos ovos também atuam como fertilizantes e repelentes de pragas quando adicionadas ao fundo dos vasos antes do plantio. Antes de semear as sementes de hortaliças, esmague algumas cascas de ovo, não muito finas, e coloque-as no fundo do vaso.
Confira nossa plantas!